A importância do sono

A importância do sono

Quando se pensa em transformações corporais, seja de perda ou ganho de peso, pensa-se imediatamente em nutrição e treino como os vectores mais importantes.

Mas uma boa noite de sono é tão importante quanto esses dois vectores. Infelizmente nos dias que correm estamos a dormir menos e, com pior qualidade.

Estudos de entidades como a PLoS Medicine ou a Obesity Society encontraram ligações fortes entre o excesso de peso e períodos de privação de sono.

Quem nunca experienciou estar tão cansado que só apetece comer para ter energia?

A privação de sono irá criar um desequilíbrio na produção da hormona que estimula o apetite (Grelina) e da hormona que nos dá a sensação de estarmos saciados (Leptina). Esta dança desequilibrada fará com que consumas mais calorias quando estás cansada.

Outro factor de impacto da privação de sono, o discernimento mental.

Provou-se também que o cansaço acumulado influencia o correcto funcionamento do lobo frontal, a parte do cérebro que está encarregue das tomadas de decisão. Ora, está explicado porque é que quando estás muito cansada, as escolhas dos alimentos que queres consumir são sempre terríveis – alimentos altos em calorias, hidratos carbono e gordura.

Andas a treinar regularmente e não vês resultados a acontecerem?

Também poderá ser por estares com uma rotina de sono defeituosa.

A produção da hormona de crescimento (GH) também ocorre durante o sono. Se andas a dormir pouco, então o teu corpo poderá não estar a produzir suficiente hormona para te auxiliar na reconstrução muscular.

E se estes factores não fossem suficientes, a privação de sono poderá também baixar o teu metabolismo basal. O organismo entra em modo de preservação – irá trabalhar mais devagar, logo irá queimar menos calorias. Se queima menos e estás a ingerir mais, é fácil descobrir onde irá morar o excedente.

Além de se verificarem alterações hormonais significativas, o cansaço acumulado não ajuda em nada a motivação para treinar.

Treinar cansada não te permite estar completamente atenta ao que se passa no teu corpo e em teu redor. Acabas por facilmente descurar a técnica correcta do exercício, logo é meio caminho para te lesionares.

E isto torna-se um ciclo vicioso porque se dormes pouco, ganhas peso, e com excesso de peso, irás ter uma pior saúde de sono.